E… o resto da vida?

Passaram-se quase dois meses desde o último post no blog, peço desde já desculpa por este silêncio prolongado… A atribulação do quotidiano levaram a melhor de mim e não me têm deixado espaço mental para escrever o que quer que seja… Mas, para aqueles que já pensavam que se eu não digo nada é porque algo correu mal, aqui vem este post para vos provar o contrário!

Desde que terminei as fases de consolidação que tenho vindo a relaxar as restrições e a viver uma vida alimentar mais “normal”. Verifico com grande satisfação que o meu peso, embora oscile um quilo para cima, um quilo para baixo, mantém-se em torno do mesmo valor! O critério para o resto da vida tem que ser o bom senso, porém nem sempre é fácil, a gula toma conta de nós e é impossível resistir a comer aquele bolo de chocolate maravilhoso ou o balde inteiro de pipocas no cinema! Eu continuo a pertencer ao clube dos 8 ou 80, e acho que isso nunca vai mudar. Neste momento procuro o equilíbrio, quando vou demasiado para o “80” compenso indo para o “8” durante uns tempos…

Quando entrei na mais longa fase da dieta, que é como quem diz “o resto da vida”, fiquei assustada! E agora? Como garantir que todo este esforço não vai por água abaixo? É difícil manter a motivação para ir ao ginásio, complicado resistir para sempre a gulodices e impossível prever o que é a que vida nos reserva… Então comecei pelo básico, por aquilo em que posso confiar. Até agora seguir os conselhos da dieta Dukan permitiu-me ter sucesso e sentir-me bem por isso vou me agarrar às “3 Regras de Ouro“:

1) 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia

Esta não é difícil, continuo a adorar a papa de aveia, quando me apetece algo mais fresco misturo o farelo com fruta e iogurte, e em último caso tenho sempre as bolachas ou as barrinhas. Os benefícios do farelo são tantos que não consigo imaginar uma razão para não o continuar a comer para sempre!

2) 1 dia por semana de proteínas puras – quinta-feira (= fase de ataque)

Esta parece fácil, afinal é só um dia por semana, para quem já fez isto dia sim, dia não, é “canja”. Porém apercebi-me de que quanto mais nos habituamos aos alimentos antes proibidos, tipo o pão e a fruta, mais complicado é abdicar deles, mesmo que seja só por um dia. Então tenho feito um esforço para pelo menos fazer um dia de proteinas puras de 10 em 10 dias, em especial quando não faço tanto desporto ou a seguir a dias de festa. Até agora tem resultado…

3) não andar de elevador

Não vou fingir e dizer-vos que cumpro esta regra. A verdade é que há muito tempo que não subo as escadas para vir para casa… Comecei a ter dores no joelho e não convém forçar. Mas esta regra não fica esquecida! Eu interpreto-a como um conselho para tentar incluir exercício físico no dia-a-dia, e é isso que tenho feito, entre ginásio, natação e andar a pé, sinto que não estou muito aquém das expectativas. De qualquer forma se algum dia deixar de ter tempo ou motivação para fazer desporto, subir escadas fica como plano de “backup”.

Como, até agora, os conselhos do Dr. Dukan não me falharam, decidi confiar nele mais uma vez e cumprir (à minha maneira) as ditas regras de ouro. Mas sempre vigilante! Continuo a pesar-me regularmente, não me assusto com oscilações, mas tento manter um registo semanal para ter noção se estou a conseguir manter… Quanto ao resto da vida, acho que encontrei uma boa metodologia. Quando como em casa cumpro a dieta à risca, cozinhamos sempre sem gordura, com poucos hidratos de carbono, seguindo o repertório de receitas, os iogurtes, fiambres, gelatinas, pastilhas elásticas, etc, são todos de acordo com o regime. Porém quando estou fora, tenho um jantar de amigos ou vou a algum lado tento não me preocupar muito e desfrutar de cada ocasião. Só convém ter atenção para que esses momentos “especiais” não se tornem a regra!

E é assim que eu tenho vivido desde o “fim” da dieta!

Continuamos a inventar receitas, brevemente terão aqui disponíveis:

Pizza Dukan

Almôndegas Tradicionais

Strogonoff de Frango

Peitos de Frango Recheados

Farófias

Sopas

3 Comments to “E… o resto da vida?”

  1. Olá, estou começando agora minha dieta e estou muito motivada, preciso perder 18Kg, estou no 4º dia da dieta de ataque e não é fácil mas não vou desistir. Quero saber se essa “papa de aveia” que parece deliciosa pode ser consumida nessa fase de ataque. por causa da canela etc..

    Adorei o blog..

    Abçs.

    • Olá!
      Sim pode, desde que não exceda a dose de aveia, está à vontade.
      Canela não faz mal nenhum, e leite desde que seja magro tb não😉
      Boa sorte e coragem!! Vai valer a pena!

  2. OLA,ESTOU TRISTE PQ JA ESTOU HA MAIS DE 10 DIAS NAO ELIMINO NEM UMA GRAMA ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: