O grande momento aproxima-se…

Hoje é dia 4 de Fevereiro de 2012, se bem se lembram, a minha fase de consolidação termina dentro de três dias. Pois é, os tais cinco meses que iam custar a passar, já lá vão! Com este post gostaria de fazer um balanço de todo o meu percurso no regime Dukan.

No dia 28 de Abril de 2011 acordei para o meu primeiro dia de proteínas puras! Pesei-me logo pela manhã, peso inicial: 91.8kg.

Sentia-me entusiasmada por começar algo novo e tinha esperança de conseguir pelo menos alguns bons resultados, mas também me sentia nervosa com a ideia de falhar de novo, de me esforçar para nada, de não ter força de vontade para continuar…

Decidi não pensar muito e limitar-me a seguir as regras, um dia de cada vez… Pedi ao meu namorado e família mais próxima que não pusessem à minha frente nada do que eu não pudesse comer, especialmente chocolate! A compreensão por parte deles foi crucial…

Ao final de um mês estava tão feliz com os resultados e tão habituada à dieta que já não me incomodava nada ver os alimentos proibidos. Acostumei-me a conviver, a desfrutar de ver, cheirar e tocar. Cheguei a agarrar pão como se o fosse comer só para ter o prazer do pão quente, estaladiço por fora e macio por dentro! Chamem-me louca se quiserem, mas para mim era óptimo… Acredito que comer faz-se com todos os sentidos e eu só não podia usar um deles: o paladar.😉 Mas para não perder completamente o amor pelo sabor, pus a criatividade a uso e desatei a experimentar tudo e mais alguma coisa. Era (e é) quase um jogo, temos um conjunto bastante vasto de alimentos permitidos, quantas combinações diferentes e deliciosas conseguimos fazer?

A fase de cruzeiro terminou a 31 de Agosto de 2011, e o sucesso era notório: 16kg perdidos, 4 números de roupa abaixo, surpresa geral por parte de todas as pessoas que me conheciam e não me tinham vistam durante algum tempo… Eu nem queria acreditar, tinha seguido uma dieta do princípio ao fim e tinha conseguido!

Mas, a saga não acabava ali… Segundo o Dukan, é quando se chega ao fim da fase de cruzeiro é que começa a verdadeira provação: estabilizar o peso perdido! Já todos ouvimos a típica história da dieta milagrosa que funciona muito bem, mas passado pouco tempo recupera-se o peso todo… Eu tinha um pavor enorme de que isso me acontecesse. Mais uma vez não entrar em parafuso e seguir as regras foi a receita! Reli toda a parte do livro sobre a fase de consolidação, continuei a pesar-me diariamente, e lá segui caminho.

A dieta de consolidação parecia uma festa, comer pão todos os dias? e fruta?? Que luxo! E as refeições de gala? Ui nem se fala, que loucura! A verdade é que o regime ensinou-me a dar muito mais valor a cada garfada de bolo de chocolate ou fatia de piza. De tal modo que, embora continue a adorar comer, tornei-me muito mais selectiva, não vou gastar uma refeição de gala para comer algo banal, tem que ser mesmo especial!

Consegui mais ou menos seguir a regra das duas refeições de gala por semana, porém devo admitir que houve semanas com mais disparates, houve refeições de gala que se tornaram em dias de gala e passei mesmo uma semana de férias em que não pensei de todo na dieta. No entanto, tudo isto foi sempre feito com muito cuidado, com pesagens diárias para avaliar os estragos, pelo menos 1 dia de proteínas puras por semana e exercício físico regular. Esta fase da dieta é, sem dúvida, mais flexível, o que pode ser perigoso, porém agora que estou no final posso dizer que correu bem. Tão bem que o meu peso hoje de manhã era 73kg, ou seja ainda perdi 3kg nestes 5 meses!

É assustador ver chegar ao fim a dieta, e pensar que estou “por minha conta e risco”, sem regras rigídas (à parte das 3 regras de ouro), e para mim o mais difícil seria não ter nenhum objectivo a curto/médio prazo.

Por isso decidi que para além da natação deveria tentar incluir mais exercício físico no meu dia-a-dia. Então, inspirada pela motivação do meu irmão, esta semana inscrevi-me no ginásio! Na 4ª feira fui fazer a avaliação da minha condição física e embora seja a melhor condição que eu alguma vez tive, ainda está longe de ser excelente. Então tenho um novo objectivo: reduzir a percentagem de massa gorda.

No aparelhómetro do ginásio deu que tenho 33% de massa gorda, o que é considerado mau (nem quero imaginar quanto é que era antes…) Para terem uma ideia fica aqui uma tabela sobre a % de massa gorda:

Para já o meu objectivo é a curto prazo é estar pelo menos no intervalo considerado normal (“average”) e depois logo se vê… Para isso delineei um plano que envolve muito exercício físico (natação 2x/semana; ginásio 2 a 3 x/semana) e uma extensão da dieta de consolidação.

Como cá em casa o meu pai e o meu irmão estão a fazer a dieta de consolidação, e como eu estou muito feliz com este tipo de comida, a base da alimentação será a mesma. Vou só acrescentar liberdade quanto às refeições de gala por semana (passam de 2 para 4?), a fruta por dia fica ilimitada e alargo um pouco a variedade de hidratos de carbono permitidos (p. ex. cereais sem adição de açúcar,…). Tudo isto é à base de improvisação por isso vou ter que controlar muito bem a balança e seguir o plano de exercício físico à risca!

Como já é hábito, vou continuar a relatar aqui a evolução e tudo o que achar útil para o vosso percurso🙂

3 Comments to “O grande momento aproxima-se…”

  1. oi gostaria de saber se na fase dois vc comeu arroz e feijão depois de um certo tempo,pois afinal foram 5 meses que vc fez a fase dois né estou na fase 1

    • Olá,
      Não eu não comi nenhum dos alimentos proibidos na fase de cruzeiro… Sim, eu fiquei 5 meses sem pão, arroz, feijão, massas, grão,…

  2. na fase de ataque eu poso comer farelo de trigo no lugar de farelo de aveia

Leave a Reply

