Os excessos de Natal… e o pânico do dia seguinte!

Falta pouco mais de um mês para terminar a fase de consolidação Tem sido uma fase muito interessante, com novas descobertas e desafios!

No início tive imenso medo das refeições de gala, anotava tudo o que comia, seguia as regras à risca, e só fazia uma por semana… Pouco a pouco fui relaxando… Mesmo assim continuei a planear muito bem estes dias de festa: jantares com amigos, aniversários, aproveitar para experimentar uma receita nova, etc… no máximo 2 “galas” por semana. Sem dúvida que aprendi a disfrutar de cada momento de gulodice! Aliás, até se tornou ritual de família sonhar com o próximo “alarvanço” =P

Na manhã a seguir à comesaina o nervosismo instalava-se… a caminho da balança: “se calhar não devia ter comido aquela sobremesa”, “ai que erro que foi escolher aquele prato”, “só espero que o peso não esteja muito mau”… medo, muito medo!! É claro que a maior parte das vezes a balança não perdoa e marca um número superior ao suposto, porém não podemos entrar em pânico. Depois de uma ingestão exagerada de hidratos de carbono e gorduras, o corpo vai ter tendência a reter o máximo de líquidos possível, daí que o peso aumente no dia a seguir. Não significa que está tudo perdido! No resto da semana, voltar à dieta de consolidação é fulcral e o dia de proteínas puras ajuda a equilibrar os excessos. No meu caso, com o desporto praticado (natação e corrida) ao longo do tempo o peso até continou a baixar (embora não seja a prioridade)!

Dezembro foi um mês especial, entre uma semana de férias no estrangeiro, Natal e passagem de ano foram quase tantos dias de disparate como dias de dieta! Tive imenso medo de estar a estragar todo o esforço feito, porém mais uma vez a “receita” do costume resultou: voltar à dieta de consolidação + 1 dia de proteínas puras = voltar ao peso certo! 🙂

Neste momento tenho plena confiança na manutenção do peso, mesmo terminando a fase de consolidação vou continuar a seguir as mesmas regras: ter a dieta de consolidação por base, fazer refeições de gala ocasionais (e que valham a pena!), um dia de proteínas puras por semana e exercício físico regular!

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