A história do regime Dukan…

Aqui fica a tradução da parte do livro do Dr. Dukan que conta a história do regime…

Tudo começou quando eu era um jovem médico de clínica geral num bairro de Montparnasse. Um dos meus pacientes era obeso. Ele parecia estar acomodado à sua situação, mas um dia veio ter comigo para que o ajudasse a emagrecer. Eu respondi imediatamente que eu não era especialista na m

atéria. Ele retorquiu que conhecia bem os especialistas de que eu falava, e que já tinha testado todos os métodos existentes, sem nunca conseguir perder peso de forma durável.

“Eu sozinho já perdi mais de 300kg desde a minha adolescência e como pode constatar, recuperei tudo!” – disse-me ele num tom de desencorajamento profundo. E acrescentou: “Eu seguirei à letra todas as suas recomendações, e farei tudo o que quiser. Excepto uma coisa: não me tire a carne, eu adoro carne!”
Foi assim que a aventura começou, quando eu lhe respondi na mesma moeda: “Bom, então durante 5 dias, coma só carne, tanta quanto quiser.”

Na semana seguinte, o meu paciente estava de novo no meu gabinete com um sorriso radiante. Tinha perdido cerca de 5kg!

Decidimos então por acordo mútuo continuar a experiência. Eu pedi-lhe contudo que bebesse muitos líquidos, e que fizesse análises ao sangue, pois sentia-me inquieto quanto ao colesterol. Uma semana mais tarde, as suas análises ao sangue estavam perfeitas e ele tinha perdido mais 2kg…

Foi assim que comecei a debruçar-me mais precisamente sobre o interesse das proteínas no contexto do emagrecimento. Após 20 dias de regime, o meu paciente tinha perdido cerca de 10kg, mas começava-se a fartar do seu prato preferido. Então acrescentámos alguns legumes aos seus menus, lacticínios, ovos e peixe.

Continuei a não impor qualquer restrição quanto às quantidades da refeição, e ele apreciava essa liberdade, seguindo à risca as minhas instruções precisas: comer só proteínas e alguns legumes.

Desde então, como podem ver ao longo das páginas, o método foi se aperfeiçoando graças às reacções dos meus pacientes, e eu confeccionei receitas simples e práticas, mas a base mantém-se a mesma: é com proteínas animais que é possível emagrecer rapidamente, duravelmente e sem restrições de quantidades.

Com o aparecimento da internet, misturei a minha experiência com a dos meus pacientes… Os cibernautas que navegam no meu site partilham comigo as suas experiências. As minhas dicas e receitas misturaram-se com as suas, menos profissionais mas igualmente criativas, de mulheres que escreviam em fóruns. Nós trabalhámos em conjunto, perseguindo um objectivo comum: emagrecer dentro da gulodice!

De Zerocomplexe, passando por Club-Regime ou Regimefacile, todas as pessoas que participaram nos fóruns colocaram uma pedra no edifício. Eu não sou, portanto, o único autor deste regime, os meus pacientes são os criadores permanentes!

– de Dr. Pierre Dukan, no livro “La Méthode Dukan Ilustrée”, Flammarion

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: