Exercício Físico

O exercício físico não tem um papel central no regime dukan, aliás a dieta não é adequada para quem faça desporto intensivo (os desportistas precisam da energia dos hidratos de carbono). No entanto, as caminhadas diárias são extremamente importantes pois ajudam a gordura a libertar-se e a ser queimada. Quando o meu peso estagnava durante alguns dias, muitas vezes era porque não andava a fazer as caminhadas… Assim que as retomava a tendência descendente do peso voltava!

Por outro lado, este regime pretende ser para todo o tipo de pessoas com excesso de peso, mesmo para os “grandes obesos”. A caminhada é um exercício físico bom para o coração e os músculos que não tem um impacto forte nas articulações e que até pessoas com problemas respiratórios podem fazer. Mesmo que se comece bem devagarinho, não há problema, o importante é fazer os tais 20 ou 30 minutos seguidos!

Outro exercício que me acompanhou durante a dieta foi subir as escadas, isso já não é tarefa fácil! Cheguei a ficar com dores nos joelhos por subir e descer demasiadas vezes… Aí é preciso que cada um vá ao seu ritmo e não forçar muito… Um bom treino pode ser subir um andar e apanhar o elevador só aí, e gradualmente ir aumentando o número de andares (eu moro no 6º!)…

Na fase de consolidação, o pão, a fruta, os legumes todos os dias e as refeições de gala e de acompanhamento já permitem fazer exercício físico “normalmente”.

Quando entrei nessa fase, senti que queria continuar a progredir e melhorar a minha forma física, por isso decidi inscrever-me em aulas de natação, duas vezes por semana. É muito bom, ter um professor permite a evolução da técnica e puxar os limites! Chegamos a nadar 1km numa sessão…

Para além da natação, andava à procura de um novo desafio… Um dia a navegar na internet encontrei o programa C25k – “From couch to 5 K” ou seja “Do sofá a correr 5km” (http://c25k.com/c25k_portuguese.htm) Um programa de 9 semanas que permite a alguém que nunca correu progredir até conseguir correr 5km seguidos!

Correr sempre foi o meu ponto fraco, detestava educação física especialmente por causa das provas de resistência (correr 12 minutos), nunca me senti bem, faltava-me o ar, tinha dor de burro… Sempre me

disseram que o problema era eu ser demasiado pesada mas a verdade é que mesmo depois de ter perdido 18kg continuava-me a custar correr! Quando descobri o programa fiquei muito contente… Decidi começar!

Já passaram 4 semanas e tem estado a correr muito bem!

É preciso alguma determinação porém não está a custar tanto como pensei… Só para terem uma ideia na primeira semana, fazem-se 3 treinos de: 5′ de caminhada de aquecimento, 60s de corrida alternado com 90s de caminhada (x8), 5′ de caminhada para abrandar.

Parece fácil, não é?

Semana a semana os intervalos de corrida/caminhada vão mudando de forma a gradualmente aumentar tanto o tempo total de corrida como o tempo seguido a correr…

Uma ferramenta que me ajudou muito são os Podrunner Intervals, misturas de música para acompanhar os treinos que “avisam” quando correr e quando caminhar através de um sinal sonoro: http://www.djsteveboy.com/intervals.html

Só para concluir este post sobre exercício físico, se alguns de vocês acharem a dieta do regime dukan demasiado rígida e gostarem de desporto, recomendo que façam a dieta de consolidação acompanhada de exercício físico regular (4 a 5 treinos por semana) que, em princípio, conseguem uma perda de peso de 1kg/semana sem problemas!

Boa sorte!

4 Comments to “Exercício Físico”

  1. Pesquisando sobre dieta dukan unida a exercícios me deparei com esse seu blog.
    Parabéns!fiquei muito feliz em encontrar esse artigo. Sou apaixonada por corrida e devido a vida profissional corrida parei. Quero voltar.
    Perfeito esse plano dos 5km em 9 semanas!
    Em maio terei a corrida da lua de 5k na minha cidade e espero estar preparada. E o mix do DJ para cada semana ficou muuito bom!

    Sucesso para nós! Abraços

  2. Parabéns pelas dicas! Adorei o blog, você não imagina como sua experiência e dicas ajudam que vive nessa luta árdua contra os quilinhos a mais!

  3. ola! realmente adorei a dica para pessoas que gostam de se exercitar,por exemplo eu faço boxe,e não gostaria de parar,semana passada ia começar a dieta dukan,mais acabei desistindo pq não poderia fazer meus exercicios afinal,o corpo precisa de algum carboidrato para poder queimar se não vc desmaia,e perde muita massa muscular.mais vc disse que se fizer a parte da dieta que seria a consolidação seria bom,vc acha que no meu caso daria resultado? faço três vezes na semana o boxe.obrigada

    • Acho que sim, a dieta de consolidação é muito equilibrada para quem faz desporto. Vá vendo como se sente, se consome muita energia acrescente mais hidratos de carbono tentando sempre escolher os de absorção lenta com fibra!

Leave a Reply

