Porquê não comer fruta?

A abolição da fruta neste regime é das coisas que mais assusta a maior parte das pessoas… Toda a vida ouvimos dizer “come fruta que te faz bem”, sempre associámos uma peça de fruta a um snack saudável, e de repente aparece uma dieta que não nos deixa comê-la… Eu senti o mesmo quando olhei para as restrições do regime mas quando li o livro percebi que tudo tem lógica e fundamento.

A fruta é realmente um alimento bom, saudável, nutritivo, tem muitas vitaminas e minerais, essenciais ao bom funcionamento do organismo. No entanto, a fruta é também o único alimento não processado que contém açúcar de fácil acesso (frutose).

Assim sendo, para que o regime de emagrecimento seja o mais eficiente possível, faz sentido cortar esta fonte de açúcar da nossa dieta. No entanto, tal só é possível porque as vitaminas e minerais contidas na fruta existem também nos legumes, embora em menor quantidade.

Portanto, a fruta pode ser eliminada durante a fase de emagrecimento, desde que não haja limite de quantidade nas proteínas e verduras, para garantir uma ingestão suficiente de vitaminas e minerais.

Para evitar o risco de não conseguirmos variar a nossa dieta suficientemente e ficarmos com uma deficiência vitamínica, é recomendável a toma de um suplemento vitamínico apropriado para pessoas em regime de perda de peso. O Dr. Dukan recomenda Vitaminans que pode ser encomendado pela internet, no entanto creio que se podem aconselhar na farmácia ou em lojas de produtos naturais sobre suplementos semelhantes.

Aqui fica uma lista de alimentos onde podemos encontrar as vitaminas.

Solúveis em gordura:

Vitaminas A, D, E e K encontram-se em peixes gordos, figado, carne e ovos. O beta-caroteno (percursor da vitamina A) encontra-se em numerosos vegetais, tais como a cenoura e a abóbora.

Solúveis em água:

– Vitamina C encontra-se em grandes quantidades em pimento vermelho, tomate e couve;

– Vitaminas B1, B2, B3, B6 e B12 em peixe, carne e marisco;

– Vitamina B9 encontra-se na alface e outras verduras;

– Selénio encontra-se em cebolas, tomates e brócolos;

– Ferro está presente na carne, peixe, fígado e espinafres;

– Cálcio encontra-se em grandes quantidades nos laticínios (tanto nos normais como nos magros)

– Enxofre, essencial para o crescimento do cabelo, encontra-se no alho, nas cebolas e na couve;

– Zinco é providenciado pelas ostras;

A fibra da fruta é importante, no entanto os legumes são ainda mais ricos em fibra. Ainda assim, o uso do farelo de aveia e de trigo para regular o trânsito intestinal pode revelar-se importante.

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