Como escolher os iogurtes?

Os iogurtes são grandes aliados nesta dieta, no entanto a sua escolha começa por ser uma tarefa complicada…

A regra é “zero açúcares, zero gordura”. O problema é que muitas vezes os rótulos são enganadores.

Por exemplo, um iogurte magro de polpa dirá “0% MG e 0% de açúcares adicionados”. O que está escrito é verdadeiro, no entanto como o iogurte é de polpa irá conter o açúcar da fruta (frutose). Logo, durante o regime Dukan não se podem consumir iogurtes de polpa, nem nenhum producto que contenha fruta (tal como os sumos).

Outra armadilha é quando os iogurtes são de aroma magros. Muitas vezes magro significa apenas que é produzido com leite magro, logo não tem gordura. Mas, e os açúcares? Muitos destes iogurtes são adoçados com “frutose” que tem o dobro do poder adoçante do açúcar normal logo para o mesmo sabor tem metade das calorias. No entanto, isso a nós não nos interessa, a frutose não deixa de ser um açúcar, e tem que ser evitado ao longo da dieta.

Agora, que já devem estar completamente baralhados aqui ficam as dicas para como escolher os iogurtes:

1) Procurar iogurtes magros de aroma (sem polpa, sem fruta, sem pedaços)

2) Verificar se têm 0% de matéria gorda, MG. (há alguns iogurtes magros de chocolate, podem ser mais magros que os tradicionais mas têm gordura à mesma, esses NÃO servem!)

3) Verificar se não têm açúcar adicionado (ver a lista dos ingredientes e procurar “açúcar” ou “frutose” ou o nome de outro açúcar)

Notas:

Se virem a informação nutricional dos iogurtes verão que todos têm “hidratos de carbono, dos quais açúcares” diferente de zero (nos magros, cerca de 4 a 6 g por copo), não se assustem, esse açúcar é a lactose, presente no leite, não há nada a fazer quanto a ele.

A Sucralose não é um açúcar, é um adoçante e tem zero calorias, por isso se estiver na lista de ingredientes não há problema

Como podem imaginar, ao longo destes meses todos eu vasculhei os supermercados em busca de iogurtes permitidos e saborosos, aqui fica a lista dos meus favoritos:

– Iogurtes naturais magros Pingo Doce

– Iogurtes sveltesse sabores fondant, só os que têm 0% MG e 0% açúcares no copo (ex: Morango, Baunilha, Meloa)

– Iogurtes mimosa aroma magros (todos os sabores)

– Iogurtes líquidos mimosa aroma magros

– Iogurtes líquidos corpos danone 0%MG 0%açúcares (são os azúis, os cor-de-rosa têm açúcar da fruta)

Bem sei que isto pode parecer assustador e complicado mas assim que descobrirem o que é que resulta para vocês, torna-se automático e fácil! De qualquer forma já sabem que o objectivo é ingerir o mínimo possível de açúcares e gorduras por isso esse é sempre o critério.

Boa sorte!😉

40 Comments to “Como escolher os iogurtes?”

  1. Agora entrei em crise. Eu li o livro e entendi que os iogurtes magros, com 0% de gordura poderiam (independente de qual), e tomei na fase de ataque (hoje fazendo 5 dias), dois iogurtes Corpus Light, 0% gordura.
    E agora?!

    • Livia relaxe!
      1º) Como está a correr até agora? Tem perdido peso?
      2º) Agora já sabe escolher melhor os iogurtes, mas não é dramático! Aliás quanto mais para a frente na dieta torna-se mais importante cumprir à risca porque o corpo começa a criar resistencia. Por isso ainda vai muito a tempo!!
      Boa sorte😉

      • Que ótimo. Vou continuar firme e forte então. Já perdi 4 kg. Uma alegria. Mas ainda há um longo caminho. Me ajuda, olha esse site: http://www.dietadukanreceitas.com.br
        As receitas do cardapio da fase cruzeiro. Posso faze-las sem medo?! OBRIGADA!!!

      • Olá Lívia,
        A vantagem desta dieta é que as regras são muito simples. Basta olhar para os ingredientes das receitas e percebe logo se pode ou não!
        Rebeca

  2. O activia diet zero pode?

    • Deise, não lhe sei dizer, depende se tiver polpa de fruta, tem mesmo de ler os ingredientes e decidir por si…

  3. Olá,
    Comecei a dieta no dia 13/05/2013, perdi 3,600 na fase de ataque. E não estou conseguindo emagrecer na fase do cruzeiro. Preciso de umas dicas e incentivo para continuar a dieta, pois a minha meta são 12 k.
    Obrigada

    • Olá,

      Três perguntas:
      Há quanto tempo está na fase de cruzeiro?
      Tem feito caminhadas diárias?
      Analise tudo o que tem comido, de certeza que não está a fazer algum “erro”?

      Algumas dicas:
      Tenha calma, seja persistente, fazendo a dieta segundo as regras, é normal que depois da perda de peso inicial o corpo faça resistencia.
      Garanta que faz as caminhadas diárias, e se for preciso aumente a duração para ajudar a perda de peso a arrancar.
      Olhe para o que está a comer e tente variações, se calhar há algum tipo de iogurte ou “snack” que está a escolher que não é 100% indicado ou que faz esta resistencia.
      Garanta que não passa fome e que bebe muita água!

      E não se esqueça que se começou a dieta no dia 13/05, ainda só passaram 15 dias, perder 3,6kg nesse tempo, é muito por isso é normal que demore um bocado até continuar a baixar, a média é 1kg por semana, você está bem acima!

      Coragem!

  4. Eu tambem …estou tomando Activia 0% sabores morango e ameixa até pra ajudar na função intestinal mas, agora fiquei muita na dúvida se posso tomar🙂 Me ajudem please🙂

    • Olá Ana,
      Em rigor, se esses activia tiverem polpa de fruta, não deveria tomar, mas acho que a função intentisnal é mais importante e se o peso continua a descer normalmente não há problema. Temos de adaptar a dieta ao nosso corpo e necessidades. Tome só atenºão para não tomar esses iogurtes livremente como os outros alimentos…

  5. Olá, você saberia me dizer se o activia zero de aveia pode ser consumido ? grata

  6. Qual iogurte com sabor que posso tomar. Marca, pois já olhei nos supermercados e não vejo nenhum zero zero com sabor.

  7. poderia fazer exercícios físico no lugar da caminhada

    • Olá, sim desde que se mexa é que é importante! Mas se for exercicio muito puxado convém rever a dieta e talvez introduzir alguns hidratos de carbono. Veja como se sente em termos de energia.

  8. Então mesmo que os iogurtes tiverem carbs eu posso come-los se caso eles tem 0% de gordura?
    e os queijos? tem muitos queijos brancos que tem gorduras… e os que não tem gorduras tem carbs! e ae? pode?

    • Sandra,
      Todos os latícinios têm carbs porque têm “lactose” que é o açúcar naturalmente presente no leite, não faz mal, tem é que garantir que tem 0% gordura e não tem açúcar acrescentado (nem frutose, nem nada). A mesma coisa para os queijos!

  9. Posso colocar adoçante no iogurte?

  10. Oi. sou vegetariana e decide que vou fazer a dieta Dukan, mas não sei como adaptar o cardapio.
    Clarisse

  11. Menina comecei no domingo. Moro em sbc e está difícil achar ingredientes como esse iogurte corpus azul. Já fui em 5 supermercados grandes e não achei nenhum desses nem o corpus azul. Eu tb vi uma receita do tok de chef Dukan no YouTube e é do próprio site Dukan e eensinou a fazer uma torta de atum ou frango maravilhosa e fácil de fazer. Mas não acho o Danúbio rosa … Vc encontrou com facilidade essas coisas ? SE SIM ONDE ? Desde já muito obrigada.

    • Eu moro em Lisboa, e encontrava em todos os supermercados. Não faz mal se não for exatamente a mesma marca, veja os ingredientes e escolha o mais parecido sem gordura e sem açúcar…

  12. Olá, entrei na fase cruzeiro ontem, comprei um iogurte 0 gordura e açucar, realmente me enganou, pois agora vi que havia frutose, eu tenho q recomeçar a dieta? me pesei hoje e vi que engordei 500 gramas😦 mas meu corpo tem respondido bem a dieta

  13. oi, comecei hoje a fase ataque, e tomei o iogurte vigor grego zero gorduras. li os ingredientes e não vi nada de açúcar nem frutose. Mas ele é feito com suco de maçã, e maçã tem frutose o que eu faço?

  14. Comecei segunda a fase ataque, basicamente to comendo ovo, atum, frango e peito de peru.. Hoje fiquei com muita vontade de doce e bati leite desnatado com clight de morango, tem problema? Obrigada!!!!

  15. Oi. Comecei hoje e foi dificil encontrar as marcas q vc indicou! Encontrei o Lactive Light da Vigor: CONTEM bifidus lective ( nao sei o q é isso!) e carboidratos 8,7g, proteinas 5,6g, gorduras 0g, sodio e calcio. Ingredientes: leite desnatado, amido modificado, fermento lacteo, gelatina e goma guar e sucralose. Vc consegue avaliar se é permitido no ataque?

  16. Oi. Comecei hoje e foi dificil encontrar as marcas q vc indicou! Encontrei o Lactive Light da Vigor: CONTEM bifidus lective ( nao sei o q é isso!) e carboidratos 8,7g, proteinas 5,6g, gorduras 0g, sodio e calcio. Ingredientes: leite desnatado, amido modificado, fermento lacteo, gelatina e goma guar e sucralose. Vc consegue avaliar se é permitido no ataque?

  17. Oi… comecei a dieta hoje e estou muito confusa quanto ao iogurte. No livro é bem claro que pode ser ingerido até 2 potes por dia de iogurte magro com frutas. Só existe uma ressalva que para quem busca uma perda de peso fulminante, deve evitar esse tipo de iogurte. Eu não entendo por que todo mundo diz q não pode tomar os iogurtes frutados 0 gordura… Existe algum outro lugar onde podemos confrontar essa informação? Queria muito poder tomar meu iogurte sem culpa… rs

    • Olá Karina, eu já fiz a dieta há 2 anos, pode haver coisas que mudaram… Quando eu fiz não comia iogurtes com fruta, mas se o livro diz que pode até 2, então pode experimentar e ver, e não afetar o seu peso, tudo bem🙂

  18. Ola comprei um iogurte da marca “pia” desnatado, 0% gordura, aromatizado com polpa de morango. Eu não posso consumi – lo ?? Li os ingredientes e diz que contem açúcar,´comecei o ataque hoje e consumi um pote. Acho melhor não consumir mais,mesmo sendo 0% gordura desnatado né? Se eu usar iogurte natural com clight morango, pode??

    • Em teoria nao deveria consumir iogurte com polpa, mas também não é 1 que lhe vai fazer mal.
      Clight acho que pode, não tem açúcar pois nao?

  19. iogurte natural desnatado com cclight, pode?

Leave a Reply

